quarta-feira, 13 de maio de 2015

Petrolândia: Definida data de reunião, reassentados “desmancham” acampamento, e deixam UH Luiz Gonzaga.


Ficou marcada para as 9:00 horas do próximo dia 21 deste mês de maio, em Brasília-DF, uma reunião entre representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, do pólo do Sub-Médio do São Francisco, reassentados da Barragem de Itaparica, e o Ministro da Casa Civil, Ministro da Integração, Presidência da Chesf, e CODEVASF. Também vão estar presentes a FETAPE, a CONTAG, e a CUT.

Os quatro mil reassentados que acamparam na frente ao portão principal de entrada para a Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, nessa terça-feira dia 12/05, em grande movimento sindical para cobranças de compromissos assumidos pelo Governo Federal desde o ano de 1986, e até o presente momento não cumpridos, após definição de uma data para a reunião, já no horário noturno, “levantaram” o acampamento, e foram para os seus lugares de origem, encerrando o movimento. Antes do encerramento do movimento, tentou-se trazer a reunião para a cidade de Paulo Afonso, na Bahia.

Soubemos que o vereador Fabiano Marques, presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, deu total apoio ao movimento sindical dos reassentados, e compareceu onde os sindicalistas estavam acampados.

Em conversa com o Sr. José Mauricio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, ele nos disse que “serão formadas comissões que irão participar da reunião em Brasília, e levarão prontos os pontos a serem discutidos”.

Perguntamos ao Sr. José Mauricio qual foi a participação do prefeito de Petrolândia, neste grande movimento sindical que reuniu 5 mil reassentados atingidos pela Barragem de Itaparica, inclusive reassentados de projetos e agrovilas do município de Petrolândia?! A resposta foi seca e enfática: “nenhuma”. Insistimos na pergunta, e a resposta que obtivemos foi que, “o prefeito não contribuiu, não apoiou, não participou, nem sequer compareceu no local onde os reassentados estavam acampados”.

Com esta pergunta e as respostas obtidas, concluímos esta matéria.