quinta-feira, 23 de abril de 2015

Compare o ontem com o hoje e verás que não tem diferença nenhuma.

Fotografia feita em 01/06/2012, quando o tanque ainda tinha uma certa organização, quando não estava totalmente abandonado.


Situação do tanque hoje: o mato tomando de conta, e tem muito água empoçada, ao redor.


Hoje, lixo por todo lado. Não existe torneira, existe um registro baixo, praticamente rente ao chão.


Hoje, água suja empoçada, propícia a formação de foco do dengue


Hoje, água empoçada por todos os lados.


Hoje, criançinhas com os pés descalços tomando banho em meio ao lixo


O serviço de abastecimento de água ainda é do tempo antigo: lata d'água na cabeça, carroça de burro, galão, e carro de mão. Você tem coragem de dizer que isto é um chafariz?

 
Por Jair Ferraz:

Foi isto mesmo que o Blog do Jair Ferraz fez, foi atrás da matéria “SE VOCÊ NÃO VIU, VAI VER AGORA! IMAGEM DO DIA”, publicada em 03/06/12, quatro meses antes das eleições municipais de 2012, onde foi reeleito com uma votação expressiva o atual Prefeito de Petrolândia, e que a foto da matéria mostra uma mulher agachada lavando roupas ao pé do único tanque de água que abastece toda a população do Bairro Nova Esperança. Relembre no link: http://www.petrolandiape.com/2012/06/se-voce-nao-viu-vai-ver-agora-imagem-do.html.

Pois bem, fizemos esta matéria para mostrar que transcorrido quase três anos, a situação daquele tanque de abastecimento de água da comunidade do bairro Nova Esperança, está pio do que antes, e as fotos mostram perfeitamente a diferença.

O mato e o lixo estão tomando de conta ao redor do tanque. O esgoto corre a céu aberto, formando poços de água suja, local apropriado para a criação do mosquito da dengue, como também podemos ver nas fotografias recentes, garrafas plásticas, garrafões, e vasilhas plásticas jogadas dentro da água, favorecendo ainda mais focos de viroses e verminoses.

Junto a toda esta “porcaria” vista nas fotos, mulheres enchem depósitos com água para atender as necessidades do lar (beber, cozinhar, lavar, e tomar banho), enquanto que criançinhas, descalças, tomam banho de “cuia”, misturadas ao lixo e a lama.

Batizaram este tanque de “chafariz”, só que quem batizou nunca viu na vida um chafariz, e não sabe que chafariz é algo mais decente, na cerâmica, com lavatório de roupas, pia de rosto, e até banheiro público, se o administrador da cidade for competente.

O que nos deixa mais estarrecido, é que entre o bairro Nova Esperança e o Rio São Francisco à distância não ultrapassam os 5 km, enquanto que a distância do Rio São Francisco até a cidade de Caruaru no Agreste ultrapassa os 300 km, e está indo água do Rio São Francisco para Caruaru, e outras cidades do Agreste de Pernambuco através de tubos de 600 milímetros (mais de meio metro de grossura).

Será que alguém na cidade de Petrolândia, tem vontade ou deseja que a população do Bairro Nova Esperança viva a vida toda levando “lata d’água” na cabeça, galões, ou em carroças de burros? Acreditamos que sim, visto que na frente do tanque se faz um calçamento onde o investimento é grande, e deixa para trás a transformação de um tanque em chafariz, que com uma pequena verba resolveria o problema. 

O Blog do Jair Ferraz falou, está falado!
 




E tome alho temperado!