quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Seu aparelho elétrico e eletrônico pode estar sendo danificado sem que você saiba o porque.



Veja na escala "vermelha" AC10V, o ponteiro do teste marca 185 volts.

Há vários dias que monitoramos a voltagem da energia elétrica fornecida pela Celpe para a nossa residência situada à Rua São Francisco, 109, no centro da cidade de Petrolândia, Pernambuco.
Em passado recente adquirimos um aparelho de ar condicionado, e ao instalarmos percebemos que o mesmo não estava funcionando corretamente. Chamamos um técnico para verificar o que estava causando o mau funcionamento, se era defeito do ar condicionado adquirido naquele dia. O técnico nos disse que poderia ser defeito na instalação elétrica da residência, o que de imediato mandamos fazer uma revisão. O ar condicionado é novo, nunca tinha sido usado, e estava apresentando defeito, sem querer funcionar corretamente.
Como temos um vago conhecimento em eletricidade, conseguimos um multímetro analógico e testamos a voltagem nas tomadas, e com este simples teste constatamos que a voltagem estava abaixo de 200 volts.
Por telefone fizermos uma chamada para a companhia de eletricidade do Estado, a qual nos passou um protocolo, e prometeu verificar o problema.
Vieram dois técnicos da companhia fizeram os testes, e com o seu aparelho de medição, um alicate multímetro, e amperímetro digital, foi constatado que realmente a voltagem estava no limite mínimo de acordo com a ANEEL, ou seja, acima de 191 volts, a faixa aceitável é de 191 a 139 volts.

Começamos a perceber em nossa residência que o refrigerador não congelava bem, o ventilador girava lentamente, a internet estava muito lenta via roteador, e os ares condicionados sem refrigerar o ambiente.

Aproximadamente às 11 horas da manhã desta quinta-feira dia 26/02/2015, novamente com o auxilio de um multímetro analógico, escolhemos uma tomada em nossa residência, e mais uma vez testamos a voltagem da eletricidade (veja fotos), e constatamos que a voltagem estava abaixo da faixa determinada pela ANEEL, ou seja, o ponteiro do multímetro parado em cima de 185 volts, enquanto que o ideal seria 120 volts, e não o mínimo permitido, 191 volts.

Muitos objetos elétricos e eletrônicos estão sendo danificados, sem que os proprietários saibam o motivo, e o Blog do Jair Ferraz, em mais um serviço de utilidade pública, está mostrando a população. 
Cuidado com os seus equipamentos elétricos e eletrônicos, eles podem estar sendo danificados pela baixa voltagem fornecida pela Companhia de Eletricidade do Estado de Pernambuco, em Petrolândia.