sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Seminário dos aposentados e pensionistas debate desafios e perspectivas para próximo período




O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas e a direção do Sindsep deu início ontem a mais uma edição do seminário estadual do segmento. Com o tema Desafios e Perspectivas: Estratégias de Luta para 2015/2016, o evento realizado na sede do sindicato reuniu, em seu primeiro dia, filiados de todas as regiões do Estado.
O XI Seminário dos Aposentados e Pensionistas do Sindsep-PE prossegue hoje com uma palestra da economista Tânia Bacelar, justamente sobre o tema do evento Desafios e Perspectivas. A palestra levará em conta o cenário econômico atual e as previsões para o futuro. Também nesta sexta haverá a eleição da nova direção do núcleo.

ABERTURA
O seminário foi aberto ontem, às 9h, com o Hino Nacional e o Hino de Pernambuco. Em seguida, o coordena-dor do Núcleo, Laércio Vicente, deu as boas vindas a todos. Os aposentados e pensionistas lembraram a perda do ex-coordenador do Núcleo, Joaquim Miguel Filho, um líder histórico do Sindsep, que faleceu no último dia 1º de janeiro.
A representante da CUT, Wilma Maria, destacou a importância do encontro, afirmando que a experiência de vida dos aposentados pode ajudar em muito a mobilização dos trabalhadores por melhores condições de vida e preservação de seus direitos.
Em seguida, a coordenadora de articulação do Núcleo de Aposentados e Pensionistas, Ana Estrela, abriu o evento oficialmente, destacando que o Seminário servirá para o debate em torno das estratégias de luta para os anos de 2015 e 2016. Já a coordenadora geral do Sindsep, Graça Oliveira, destacou a importância da união de todos para a preservação dos direitos já garantidos e para a busca de novas conquistas. “Teremos que ir para a rua, permanente-mente, para nos defender dos ataques constantes que os trabalhadores irão sofrer por parte do governo, Congresso e grande imprensa”, garantiu Graça.

TRABALHOS DE GRUPO
Na parte da tarde, os delegados do seminário, eleitos pela base, participaram de uma dinâmica de grupo. Eles montaram quebra-cabeças que traziam frases ligadas à importância da organização sindical. Em seguida, os participantes se dividiram em quatro grupos de trabalho. Cada equipe respondeu um questionário. Essas respostas devem compor o plano de luta do segmento para o próximo período.
Organização sindical e políticas públicas são temas de palestras
A primeira palestra do XI Seminário Estadual dos Aposentados e Pensionistas foi proferida ontem pela coordenadora do Sindsep, Graça Oliveira. Ela falou sobre a importância da organização sindical e apresentou o histórico da luta sindical em Pernambuco, a partir do final da década de 80, quando o Sindsep foi fundado. Aproveitando a oportunidade, a sindicalista ressaltou aos presentes a importância da organização da categoria na atualidade e convocou todos à luta.
A diretora de políticas públicas do Sindsep, Lindinere Ferreira, fez uma palestra onde apresentou um histórico das políticas públicas no Brasil. Ela destacou a Lei Eloy Chaves, publicada em 1923, que consolidou a base do sistema previdenciário brasileiro com a criação da Caixa de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias.
Lindinere também lembrou da Constituição Federal de 1988, que determinou que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade. Ela falou, ainda, sobre a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, que propôs a elaboração de uma política global de assistência à pessoa idosa.
Ao final das palestras, foi promovido um debate com o público sobre os dois assuntos. 
 
 
Fonte: Sindicato do Servidores Públicos Federais do Estado de Pernambuco