sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Petrolândia: 'Chapéu de Palha', trabalhadores correm para se cadastrar

(Foto: Yuri Matos/G1)

 
(Foto: Yuri Matos/G1)

Quem deixar para a última hora o cadastro no programa 'Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada' pode acabar não conseguindo a vaga. As inscrições acontecem até as 17h desta sexta-feira (30), em sete cidades do Sertão pernambucano. O programa oferece oportunidade de qualificação profissional para trabalhadores rurais através de 44 cursos. As vagas são ofertadas para Petrolina, Belém do São Francisco, Cabrobó, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia.
Em Petrolina, o movimento foi tranquilo na manhã desta sexta-feira no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, um dos locais de cadastro do 'Chapéu de Palha'. Apesar do grande fluxo de pessoas em busca das vagas, não se formaram grandes filas. O problema foi apenas para aqueles deixaram para a última hora e não conseguiram a vaga no curso que desejavam.
Maxsuel Alves de Macedo, de 19 anos, foi um dos que não conseguiu se cadastrar nas aulas almejadas. “Eu queria mesmo era fazer o curso de Jardinagem, mas como deixei para vir hoje, não consegui. Mas como essa é uma oportunidade muito boa de estudar e de se qualificar vou tentar me inscrever em outro curso”, afirmou.
Já Carla Barbosa, de 22 anos, conseguiu garantir sua vaga no curso de Noções Básicas de Meio Ambiente. Antes do período de entressafra ela trabalhou no cultivo da uva e agora a jovem busca uma oportunidade de aprender. “É a primeira vez que me inscrevo e estou com muita expectativa porque é uma chance de melhorar o currículo e crescer na empresa”, afirma.
Diferente de Maxsuel e Carla, Cícera Maria do Nascimento é veterana no programa. “Esta é a segunda vez que participo. A gente que trabalha na Zona Rural precisa se capacitar. Este ano me inscrevi em Uso Correto de Agrotóxicos”, contou Cícera.
Segundo a coordenadora executiva Programa Chapéu de Palha no Vale do São Francisco, Mércia Eskinazi, no ano passado mais de 11 mil pessoas se cadastraram no programa e em 2015 o número deve ser maior. “Até a quinta-feira (29) já eram mais de 9 mil cadastrados. Ainda precisamos fechar os números desta sexta-feira para afirmar com certeza, mas a expectativa é superar a quantidade de inscritos de 2014”, declarou.

Serviço:

Locais das inscrições

Em Petrolina:
- Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, região central da cidade
- Escola Estadual Antônio Nunes dos Santos, na comunidade do Bebedouro
- Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro, no Projeto Maria Tereza
- Escola Estadual Maniel Messias Barbosa, na Agrovila Massangalo
- Escola Municipal Manoel Alves Nogueira, no Núcleo 4 do Projeto Senador Nilo Coelho
- Escola Estadual Poeta Carlos Drummomd de Andrade, no Núcleo 10 do Projeto Senador Nilo Coelho
- Escola Municipal Feliz Manoel dos Santos, na comunidade da Tapera

Em Lagoa Grande:
- Escola Estadual Santa Maria, no Centro
- Escola Estadual de Referência Dom Helder Câmara, no Distrito de Vermelhos
 
Em Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolândia:
- Respectivos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais
 
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário