domingo, 3 de agosto de 2014

Pesquisa mostra Armando Monteiro liderando as intenções de voto para o governo de Pernambuco.


Por Alana Lima.

O Instituto de Pesquisa Mauricio de Nassau divulgou nesse sábado a pesquisa com intenções de voto para governador e senador em Pernambuco.
Armando Monteiro do PTB ocupa o 1º lugar com 37% como favorito na corrida para o governo do Estado, seguido por Paulo Câmara do PSB com 11%. Jair Pedro e Zé Gomes dividem o 3º lugar com 1% das intenções de voto. A pesquisa foi feita com 2.482 pessoas, e a margem de erro está estimada em 2%. Outro ponto levantado é que 28% dos entrevistados afirmaram que vão votar em branco ou nulo, e 21% informaram que não sabiam e não queriam responder em quem vão votar.

O cientista político e um dos coordenadores da pesquisa Adriano Oliveira, explica que ainda é preciso esperar o início do guia eleitoral, que começa no dia 19 deste mês, para definir os candidatos favoritos:
“- A pesquisa ela aparentemente sugere um favoritismo do Senador Armando Monteiro, mas eu fiz o aparentemente em virtude que nós temos 55% de eleitores indefinidos, não são eleitores indecisos, são eleitores indefinidos. Porque são eleitores indefinidos? Porque 60% segundo a pesquisa não conhecem Paulo Câmara como candidato ao governo, portanto afirmar nesse momento que o Senador Armando Monteiro é favorito para ganhar a eleição em Pernambuco, é uma mera precipitação. Eu prefiro aguardar o início do guia eleitoral, e por conseqüência a partir do dia 25 a 30 de agosto, certamente nós teremos um cenário consolidado quanto a quem deve vencer a eleição em Pernambuco. Por hora nós não podemos dizer que Paulo Câmara ou o Senador Armando Monteiro, um ou outro é favorito a vencer a eleição.”
A pesquisa também mostra que 60% dos entrevistados não conhecem Paulo Câmara que também foi o candidato mais rejeitado com 10%. Adriano Oliveira “lembra que 54% dos eleitores acreditam que o Estado melhorou durante o mandato do ex-governador Eduardo Campos, padrinho político de Paulo, por isso é preciso esperar para ver o desempenho do ex-representante do poder executivo do Estado na corrida presidencial.”
 
Disse Adriano oliveira:
“- Observe que na pesquisa nós encontramos atos positivos para o governador Eduardo Campos, ou seja, 41% dos eleitores sentem saudades do governador Eduardo Campos, e 26% estão dispostos a votar no candidato ao governo de Eduardo Campos. Esses dados são positivos para Paulo Câmara, entretanto nós não devemos desprezar a conjuntura Nacional, por isto mais uma vez recomendo, aguardar o início do guia eleitoral Nacional e local para verificar a conjuntura nacional e local, e com isto verificar e chegar a conclusão que a conjuntura Nacional terá um forte impacto na conjuntura local”.
Já na disputa ao senado João Paulo do PT lidera o ranking com 30% dos votos. O candidato Fernando Bezerra Coelho, do PSB, aparece em segundo lugar com 13%. Simone Fontana do PSTU e Albanise Pires, do PSOL, estão no 3º lugar com 1% cada.
A pesquisa sobre intenções de votos para presidente vai ser divulgada nessa segunda-feira.

Com produção de Bianca Bion
Radio Jornal do Commercio (Comando Geral Fim de Semana) – Recife - PE

Da redação do Blog do Jair Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário