sexta-feira, 18 de julho de 2014

Morre o escritor e jornalista João Ubaldo Ribeiro.

 
Morre, aos 73 anos, João Ubaldo Ribeiro. O escritor foi vítima de uma embolia pulmonar, conforme noticiou o telejornal matinal "Bom Dia Rio", da TV Globo. Ele estava em sua casa no Leblon, Zona Sul do Rio.
João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”.
Em 1971, a Editora Civilização Brasileira lançou "Sargento Getúlio", o romance garantiu a João o Prêmio Jabuti de 1972 concedido pela Câmara Brasileira do Livro, na categoria "Revelação de Autor". Segundo a crítica da época, o livro contém o melhor de Graciliano Ramos e o melhor de Guimarães Rosa.
João Ubaldo Osório Pimentel nasceu em Itaparica, 23 de janeiro de 1941, além de escritor, Ubaldo era jornalista, roteirista e professor brasileiro, formado em direito e membro da Academia Brasileira de Letras.
 
Artur Xexéo, jornalista, a 'GloboNews' - "Um escritor que deu sempre alegria para gente. Ele era um grande contador de histórias. Ele vem na tradição da literatura regional no nível de escritores como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Jorge Amado. Não é por acaso que suas obras recebem os maiores prêmios e costumam ser adaptadas para outros formatos. Tive o privilégio de conviver com ele durante a Copa do Mundo da Alemanha e o João Ubaldo acordava muito cedo, já esperava alguém aparecer no hall do hotel para conversar e a gente começava o dia assim, conversando, ele só tinha história boa para contar."

Zuenir Ventura, escritor, a 'GloboNews' - "Fiquei totalmente em estado de choque. Não tive tanto contato com ele quanto gostaria. Fomos apresentados pelo Glauber Rocha, que era amigo de infância dele, e o Jorge Amado, em uma entrevista que ele me deu, também me falou do João Ubaldo. Ele era um grande contador de história, com aquela voz dele de locutor e o humor que ele tinha. Ele era um showman, grande romancista e cronista. Ele teve um problema com alcoolismo e esteve muito mal, mas superou tudo isso. A última vez que eu o vi ele estava alegre, numa fase boa, com projetos. Foi inesperado."

Fafá de Belém, cantora, no 'Twitter' - "Acordei com a notícia da 'partida' de mais um amigo querido. Estou triste, João Ubaldo Ribeiro partiu nesta madrugada... Millôr deve estar esperando por ele e à nós resta a dor, a lembrança e a a saudade #luto."
 
Fonte: Momento Verdadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário