quarta-feira, 11 de junho de 2014

Floresta: Instituto Raízes comemorou 4 anos de fundação.


O Instituto Cultural Raízes comemorou 4 anos de fundação com atuação intensa e permanente no município de Floresta-PE.
O Instituto Raízes é uma organização não-governamental de caráter associativo e sem fins lucrativos, que iniciou o trabalho em Floresta em agosto de 2009.
A partir de 14 de março de 2010, passa a instalar sede no município, com vistas ao desenvolvimento de um amplo trabalho sócio-cultural.
Em destaque principal o resgate de várias tradições da cultura popular local e regional, à exemplo da Dança do São Gonçalo, o Xaxado, o Forró Pé de Serra, a Capoeira, o Maculelê, o Caboclinho, o Coco de Roda, o Afoxé e o Maracatu.
Ao longo dos últimos quatro anos, o trabalho do Instituto tem sido marcado pela realização de diversas oficinas culturais, além da formação de grupos culturais e da realização de vários eventos que significaram um marco histórico da Cultura Popular para Floresta e região.
O Instituto Raízes desenvolve suas atividades através dos projetos elaborados pela Diretoria da entidade, onde são estabelecidas as prioridades de ações. Entre todos os projetos, os que mais se destacaram foram:
- Projeto Juventude e Cultura, iniciado em 2009 e que tem como objetivo a realização de oficinas culturais com adolescentes e jovens e o incentivo à formação de grupos culturais;
- Projeto Identidade Cultural, iniciado em julho de 2010, tendo como objetivo principal o resgate e preservação das tradições das comunidades afrobrasileiras/quilombolas e indígenas. Deste projeto surgiram diversas outras ações como a realização de Encontros de Tradições Culturais em comunidades de Floresta, além do trabalho realizado com quilombolas de Floresta e indígenas da região;
- Projeto Afrobatuque, iniciado em 02 de setembro de 2011, cujo objetivo é a formação de grupos percussivos, a partir dos adolescentes e jovens mais destacados das oficinas realizadas pelo Instituto. Este projeto é o grande responsável pela criação dos grupos de Maracatu e Afoxé, mantidos pelo Instituto.
A Sede do Instituto Raízes está situada à Rua Alcina Torres de Araújo, 176 (próximo à Justiça do Trabalho) no centro de Floresta.
O funcionamento é aberto ao público das 09:00h às 13:00h e a entidade disponibiliza amplo acervo em livros, vídeos e áudios sobre cultura popular e principalmente sobre a cultura afrobrasileira e a cultura indígena.
O Instituto realiza aos finais de semana, ensaios e oficinas de Maracatu de Baque Virado e Afoxé, que são aberto ao público.
Unidade de Ensino, professores e alunos, além das pessoas em geral que desejem adquirir material pedagógico, bem como convidar representantes do Instituto para a realização de palestras, seminários ou conferências, é só realizar o contato direto na sede (endereço acima) ou pelo telefone (87)9927.9125 e falar com o Diretor Presidente, Libânio Neto.


Fonte: Blog O Povo com a Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário