CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Mais um local de prova do Enem é ocupado no Grande Recife, diz PM

O major da Polícia Militar Roselito Delmiro, coordenador de segurança do Enem em Pernambuco, confirmou ocupação de mais um local de prova no Grande Recife (Foto: Cláudia Ferreira/G1)

Do G1 PE
A Escola de Referência em Ensino Médio Conde Pereira Carneiro, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, foi ocupada por estudantes na tarde desta quinta-feira (3). De acordo com o major da Polícia Militar Roselito Delmiro, coordenador de segurança do Enem em Pernambuco, esse é um dos locais de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Delmiro explicou, durante coletiva nesta quinta, que a ocupação teve início por volta das 16h (horário local). "Eu recebi a informação, mandei para o consórcio aplicador [do Enem]. O consórcio confirmou para mim que a escola estava ocupada e, consequentemente, estava informando ao Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], pedindo o adiamento nesta escola [das provas]", explicou o major.
Procurada pelo G1, a Secretaria de Educação do Estado confirmou, por meio de nota, que um grupo de estudantes realiza protesto contra a PEC 241, que pretende limitar os gastos do governo federal nos próximos 20 anos, na escola de referência em São Lourenço da Mata e informou que "as atividades da unidade de ensino não foram prejudicadas e transcorrem normalmente".
O Ministério da Educação (MEC) vai divulgar na sexta-feira (4) uma lista atualizada das escolas ocupadas onde o Enem será adiado. No último balanço divulgado, o adiamento atingia 13.581 estudantes em Pernambuco. Como unidades de universidades federal e estadual e institutos federais que seriam locais de realização do Enem estão ocupadas por alunos contra a PEC 241, as provas adiadas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

As unidades afetadas, inicialmente, estão localizadas no Recife; em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul; em Garanhuns, no Agreste; em Ouricuri, Petrolina e Salgueiro, no Sertão. Confira aqui a lista divulgada inicialmente de locais com provas adiadas no estado.