CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pernambuco: Pré-embarque do Programa Ganhe o Mundo é marcado com festa e ansiedade



O auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, ficou pequeno para o tamanho dos sorrisos dos 344 intercambistas do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Eles estudarão um semestre do letivo e aperfeiçoarão o inglês e o espanhol na Austrália, Nova Zelândia, Chile e Canadá a partir de fevereiro deste ano. A programação aconteceu durante toda esta quarta-feira (13/01/16) e teve como finalidade passar todas as orientações sobre o intercâmbio aos alunos, além da entrega de tablets do Governo e malas doadas pela Receita Federal e Compesa.
Na mesa de abertura, estavam presentes o secretário de Educação, Fred Amancio, a coordenadora do Programa, Renata Serpa, o embaixador do Canadá, Riccardo Savone, e representantes do Consulado da Austrália, Polícia Federal, Alfândega do Aeroporto Internacional do Recife e Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. O evento contou também com a apresentação do ex-intercambista Nícolas Maciel, que tocou o hino de Pernambuco no saxofone, e da intercambista Gisele Maria de Oliveira, autora de um cordel sobre o PGM que encantou a plateia.




Durante o seu discurso, o embaixador do Canadá falou da felicidade em estar pela primeira vez no Estado e anunciou um projeto de voluntariado no qual os estudantes podem fazer quando retornarem ao Brasil para divulgar o país norte-americano. “Estou muito feliz em poder participar de um encontro como este. O PGM é um programa bem mais além do que imaginamos. Ele não é só bom para vocês, alunos, mas para todos os canadenses que os recebem. Nós estamos aprendendo muito com os alunos de Pernambuco. Espero que esse intercâmbio não termine aqui. Todos que voltarem do Canadá podem se voluntariar para divulgar o nosso país pelo Brasil”.
Na ocasião, Fred Amancio deu boas-vindas aos alunos e ressaltou a importância da continuidade e do fortalecimento do Ganhe o Mundo para 2016. “Nós somos muito gratos aos nossos parceiros e aos pais dos nossos alunos, que confiam na gente. Hoje é a hora de tirar todas as dúvidas sobre a viagem, receber dicas de ex-intercambistas e conhecer os colegas que viajarão. O momento é de comemorar a vitória desses meninos que batalharam muito para conseguir uma vaga. Eles são uma inspiração para a escola, para a cidade e para o país, pois lá fora serão nossos embaixadores.”
Luzia de Farias, 16 anos, é uma dos 118 alunos que embarcarão para o Canadá. De origem humilde, ela mora com os pais agricultores na cidade de Jabitacá, no Sertão do Estado. Luzia contou que não pretende somente estudar inglês no norte do continente americano. O sonho da dela vai bem mais além: cursar gastronomia em universidades de Toronto. “Eu tenho que aproveitar tudo. Assim que chegar lá, vou aprimorar meu inglês e tentar conseguir bolsa em todas as universidades. Essas oportunidades aparecem poucas vezes na nossa vida e, no meu caso, que meus pais não têm condições de proporcionar esse sonho, eu tenho que lutar somente com o estudo.”
Os intercambistas assistiram palestras e, em seguida, receberam orientações das agências responsáveis pelos embarques e acomodações dos estudantes fora do Brasil.