CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Tacaratu: Secretaria Estadual de Saúde promove evento itinerante no Município.




Neste mês de Dezembro do corrente ano, a Prefeitura Municipal de Tacaratu, Pernambuco, representada através do Exmo. Sr. Prefeito José Gerson e sua Secretária Municipal de Saúde Rafaely Delgado estiveram juntos a Gerencia e coordenações da VI Regional de Saúde, em um Evento intitulado GERES ITINERANTE, que trata de um momento de analise e reflexão sobre a situação atual e anterior que os municípios se encontram, e ainda de um encontro estratégico para elaboração de estratégias e metas para serem desenvolvidas no ano de 2016.
Diante do quadro atual que o país vem passando e ainda das dificuldades encontradas na Gestão de Saúde, o município de Tacaratu vêm nobremente revelando índices positivos com relação à Saúde Pública. O momento itinerante foi de extrema importância e pode destacar evidentemente a garantia efetiva de fortalecimento da gestão, e ainda de expor que o Município se encontra em uma situação positiva em relação aos anos anteriores a 2013. Como destaque podemos elencar a cobertura atual da Estratégia de Saúde da Família, que hoje o município possui área de coberta de 90,71 % que comprada a 2012 era apenas 60,48%, pontuando que a meta do Estado é de 70% de cobertura, podemos ainda destacar a Avaliação do PEFAP, que se detém a avaliação dos indicadores de desempenho municipal da atenção básica, que prevê um aumento de incentivo financeiro para atenção primaria, o que deixou a Gestão atual lisonjeada, pois hoje Tacaratu é o 2° Município da VI Regional que obteve melhores resultados, destacamos ainda que essa avaliação nunca havia sido efetivada nas gestões passadas, ou seja, os Governos passados nunca conseguiram obter êxito nessa avaliação, pois apenas a partir da nova administração em 2013, que o município alcançou os índices de desempenho preconizados pelo Ministério da Saúde.
Além das Avaliações, o encontro propiciou uma enorme conexão entre o Estado e o Município, nos tornando mais fortes e garantindo efetivamente a integração dos poderes.
Esteve presente no Evento a Gerente da VI Regional de Saúde Dra. Renata Remígio, os coordenadores do Estado, a Coordenadora da Atenção Básica Municipal Raquel Medeiros, a coordenação da Vigilância em Saúde Bruna Fabiane, a Coordenadora do PNI Dalka Jaqueline, a Diretora da UMEFG Conceição Leite, o coordenador de Saúde Mental Alexandre Alves, a Coordenadora de Saúde da Mulher Elaine Carvalho, a Conselheira de Saúde Almeri Nogueira, a representante do Canto Mãe Coruja Tacaratu Soraia, o representante do Programa Mais Médico Dr. Nomar e o Cirurgião Dentista Dr. Rilton, além da nobre presença do Secretariado da Gestão do Prefeito Gerson.
O momento proporcionou além da integração e união, a geração de reciprocidade mutua entre a equipe Estadual e Municipal de Saúde, como a Secretária Municipal de Saúde Rafaely Delgado expressou: devemos hoje lembrar que o que passou não volta mais... Que devemos virar a página e conquistar novas vitórias, sem esquecer que tudo vale como lição de vida... Fazendo parte da nossa evolução. E ainda agradeceu a presença de todos e parabenizou o esforço da equipe de saúde do município, pautando que o trabalho ali conquistado é mérito de todos!

Prefeitura Municipal de Tacaratu, construindo um novo tempo!