CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

PMPE: Campanha do desarmamento em Pernambuco ocupa o 2º lugar Nacional coleta de armas.

Equipe Policial da Campanha do Desarmamento.


Foram recebidas mais de 330 armas.

Na manhã do dia 23/11/15, foi realizado no Palácio dos Campos das Princesas, um ato público, contra a proposta de alterações no Estatuto de Desarmamento. O evento contou com diversas autoridades políticas, organizações de defesa dos direitos humanos, e representantes da sociedade civil. Em apoio ao Desarmamento, o Governador Paulo Câmara ressaltou que o projeto de alteração representa um retrocesso nas políticas de controle da violência do país.

O total de armas entregues desde o início da Campanha no Estado de Pernambuco soma mais de 8.800 (oito mil e oitocentas) armas. Sendo a maioria destas, revólveres, espingardas, e pistolas, nesta ordem. O Programa do Ministério da Justiça possibilita ao entregador voluntário uma indenização, em até 48 horas, através de uma guia de indenização, que varia de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais) a R$ 450,00 (quatrocentos e cinqüenta reais), gerados no momento da entrega. Sendo garantido o anonimato ao entregador de armas ou munições. Como também, os proprietários de armas que desejarem fazer a baixa no registro do SINARM – Sistema Nacional de Armas, podem se identificar para realizar o procedimento.

Para entregar a sua arma basta preencher uma guia de trânsito, com validade de um dia, e selecionar o Posto de Coleta mais conveniente para realizar a entrega. A arma deve ser transportada de forma discreta e sem munição. Caso a pessoa seja parada por uma blitz policial, estará acobertada com a apresentação da guia, caso contrário, estará passível às penas da lei.

A Polícia Militar de Pernambuco possui 23 (vinte e três) Postos Fixos de Coleta e um Posto de Coleta Itinerante - PCI, em convênio com o Ministério da Justiça. Em 2012, no intuito de aproximar a Campanha da população, foi criado o PCI, que tem o objetivo viajar por todas as regiões do Estado de Pernambuco divulgando e recebendo armas entregues voluntariamente. Todos, com o slogan “MENOS ARMAS, MAIS VIDAS” em prol da redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais praticados com o uso de arma de fogo.

O Estado de Pernambuco, com quase 700 armas, figura como o 2º Lugar Geral Nacional na coleta de armas, por 100 mil habitantes, sendo superado apenas pelo Estado de São Paulo, que possui a mais vinte e três postos de coletas do que o nosso Estado.

Até o mês novembro de 2015, foram recebidas pela PMPE mais de 330 armas em todos os Postos. Como destaque temos o Posto de Coleta Itinerante (211 armas coletadas), o 23º BPM de Afogados da Ingazeira (41 armas coletadas), e o 1º BPM em Olinda (30 armas coletadas). Sem que consigamos contabilizar quantas mortes foram evitadas com a retirada dessas armas de circulação.

Policia Militar de Pernambuco.