CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Pernambuco: Semana do Ministério Público tem foco no combate à corrupção.


















 
("Amigos para sempre")
 

Atividades serão desenvolvidas de 9 a 18 de dezembro com palestras, seminários e lançamento de projeto.

Membros e servidores do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) estão convidados a participar da Semana do MPPE, em comemoração ao dia do Ministério Público (14 de dezembro), que este ano terá como foco combate à corrupção.

As atividades serão desenvolvidas de 9 a 18 de dezembro, com a realização de palestras, seminários, lançamento de projeto institucional e premiação dos seis municípios que cumpriram as metas previstas no projeto Pactos dos Municípios pela Segurança – Triunfo, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Bezerros, Petrolândia e Cachoeirinha.

A programação da Semana do MPPE começa na quarta-feira (9), com a coleta de assinaturas para a campanha 10 Medidas contra a Corrupção, das 8h às 17h, na Estação Central do Metrô, no Recife; e nas sedes de Promotorias de Justiça, nos municípios do Interior. A Campanha do Ministério Público Federal (MPF) 10 Medidas contra a Corrupção é uma iniciativa nacional com propostas de mudanças na legislação para melhorar a prevenção, o combate e a punição à corrupção. A idéia é coletar 1,5 milhões de assinaturas em todo o país para que as propostas cheguem ao Congresso Nacional por meio de um projeto de lei de iniciativa popular.

Neste mesmo dia, as assinaturas já coletadas pelo MPPE serão entregues pelo procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, ao Ministério Público Federal.

Ainda no dia 9 de dezembro, às 14h, o Ministério Público de Pernambuco fará o lançamento do projeto Corrupção. Tem jeito, com a adesão de entidades e realização de coletiva de imprensa. A campanha do projeto é desenvolvida pelo MPPE e aborda de forma direta o famoso jeitinho brasileiro como viés cultural da corrupção. O objetivo é mobilizar a população como agente de controle social e criar a cultura de combate à corrupção em todos os níveis.

Na segunda-feira (14), será a vez de os membros, servidores e estagiários participarem do Seminário de Atualização em Direito Penal e Direito Processual Penal, com palestras dos promotores de Justiça Dalva Cabral, Fabiano Saraiva e Francisco Dirceu. O seminário terá início às 14h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na rua do Sol nº 143, 7º andar.

Os dias 15, 16 e 17 foram reservados para as promotorias de Justiça do Interior divulgarem as ações institucionais do MPPE, em todo o Estado, com a realização de palestras, interação com a imprensa e coleta das assinaturas para a campanha 10 Medidas contra a Corrupção.

O encerramento das atividades será na sexta-feira (18). Às 14h, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, o promotor de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Emerson Garcia, profere palestra O Ministério Público e o Combate à Corrupção: Influxos do Neoconstitucionalismo; Às 15h30, será a vez da entrega dos selos de certificação aos municípios que cumpriram as metas do projeto Pacto dos Municípios pela Segurança Pública. Em seguida, às 16h, será prestada uma homenagem a membros e servidores aposentados, e às 16h30 será a vez da palestra Ministério Público Vocacional, com o procurador-geral de Justiça do MP do Paraná, Gilberto Giacoia. O encerramento da programação será às 17h30 com apresentação musical.

A Semana do MPPE conta com o apoio da Associação e do Instituto do MPPE, do Sindicato dos Servidores do Ministério Público, Associação dos Analistas do MPPE, Escola Superior do MPPE (ESMP) e Cooperativa de Crédito dos Servidores Públicos em Pernambuco (Pernambucred).


OPINIÃO DO BLOG DO JAIR FERRAZ SOBRE ESTE ASSUNTO:

A cidade de Petrolândia, PE, é vista como um paraíso pelos "olhos" do procurador-geral de Justiça do estado de Pernambuco.

No Dia Nacional do Ministério Público, o procurador-geral de Justiça estará fazendo a entrega dos certificados aos prefeitos Luciano Bonfim (Triunfo – classe ouro); José Queiroz (Caruaru – classe prata) e Elias Gomes (Jaboatão dos Guararapes – classe prata). Na classe bronze, receberão os certificados os prefeitos Severino Otávio (Bezerros), Carlos Alberto Arruda (Cachoeirinha) e Lourival Simões (Petrolândia), pois conquistaram o Certificado de Premiação nas classes ouro, prata e bronze no “Pacto dos municípios pela segurança pública” porque cumpriram as metas previstas no projeto.

Interessante é que Petrolândia não tem Promotor do MPPE em definitivo, a segurança deixa a desejar, pois em apenas um mês foram quatro assassinatos, e o dinheiro circula à “grosso modo”, e corrupção, se existe, só Deus e mais ninguém sabe, e sobre problemas na administração pública municipal, acreditamos que todos os dias chega denuncias no MPPE, e para onde estas denuncias vão, só DEUS e mais ninguém sabe.

É muito amor por uma cidade, e um prefeito só!