CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Tacaratu: Prefeito Gerson da Silva, de uma vez só, inaugurou e entregou ao povo cinco postos de saúde.

ESF IV Alto da Boa Vista (Tacaratu - PE)

Prefeito José Gerson da Silva inaugura o ESF IV Alto da Boa Vista

Na tarde de terça feira passada, dia 15 de setembro de 2015, o prefeito Gerson da Silva, de Tacaratu, em verdadeira maratona pelo Município, com poucos recursos, e enfrentando dificuldades financeiras pela “dura” oposição do legislativo, conseguiu reinaugurar e entregar ao povo de Tacaratu, três centros de Estratégia de Saúde Familiar – ESF (Caraibeiras, Olho D’Água do Bruno, Alto da Boa Vista), um Posto de Saúde (Tacaicó), e uma Academia de Saúde (Alto da Boa Vista), todos ativados, ampliados, reformados, e reequipados.
Gerson conseguiu um feito inédito na história de Tacaratu. Pela primeira vez um prefeito entrega ao povo, de uma vez só, cinco prédios públicos da Secretaria de Saúde, e para que isto acontecesse foi necessário um trabalho organizado, dedicado, e sincronizado, objetivando principalmente a construção de um novo tempo.
A primeira reinauguração foi do ESF IV do Alto da Boa Vista, Ana Correia da Silva, zona urbana, que foi totalmente reformando, reequipado, e ampliado, e que tem como coordenadora a enfermeira Darciana Nunes com mais seis Agentes de Saúde da Família, uma Técnica, dois Odontologista, um médico Cardiologista, e um médico Clínico Geral, um recepcionista, e um Auxiliar de Serviços Gerais.

Secretária de Saúde Rafaely Delgado

Os serviços de saúde realizados no ESF IV do Alto da Boa Vista são: Atendimento Médico Ambulatorial, Exame Citológico, Serviços Odontológicos (saúde bucal), Pré-Natal, Programa do Diabetes, Hipertensão, Hanseníase, etc. Tem uma sala exclusiva para aplicação de todo tipo de vacina.
O ESF IV Alto da Boa Vista, foi reinaugurado pelo Prefeito Gerson da Silva, na companhia de sua esposa, 1ª dama Dona Diva, presença do Vice-Prefeito Dr. Jeovane Carvalho, da Secretária de Saúde Rafaely Delgado, do Secretário de Infraestrutura Sidney Daniel, do médico cardiologista Dr. Amilton, do Sr. Borges e seus familiares, e dos vereadores.


Vice-Prefeito, médico Dr. Jeovane

O primeiro a fazer uso da palavra foi o Vice-Prefeito Dr. Jeovane, que disse “estar feliz com a reinauguração, que representa o crescimento da saúde em nosso Município”. Dando prosseguimento a solenidade, o Prefeito Gerson iniciou a sua palavra cumprimentando e saudando todos os presentes, e disse que “esta é uma luta realizada com muito esforço da parte de toda equipe da Administração Municipal, e que já tem o dinheiro para a reforma do Hospital Municipal, mais depende que uma emenda seja aprovada pelos vereadores”, e assim encerrou a solenidade de reinauguração do ESF IV do Alto da Boa Vista.


O Cardiologista Dr. Amilton

Em seguida o Prefeito Gerson, e sua comitiva, foram inaugurar e entregar ao de povo de Tacaratu, a Academia da Saúde, também no Alto da Boa Vista próximo ao ESF IV.
Terminada a solenidade de inauguração a comitiva do prefeito Gerson seguiu para a comunidade de Tacaicó.


Comunidade de Tacaicó, de braços abertos, recebe o Prefeito Gerson Silva


Prefeito Gerson e o Vice-Prefeito médico Dr. Jeovane

Na comunidade de Tacaicó foi reinaugurado e entregue ao povo o Posto de Saúde, que foi reformado, reequipado, e ampliado.
Serão prestados serviços de Consultas Médicas, Exames de Laboratório, Pré-Natal, Preventivo, Vacinação, Curativos, e outros procedimentos de saúde.
Além do Prefeito Gerson, estava presente a reinauguração a sua esposa, 1ª Dama Dona Diva, o Vice-Prefeito Dr. Jeovane, a Secretária de Saúde Rafaely Delgado, o Secretário de Infraestrutura Sidney Daniel, e a representante da comunidade de Tacaicó, a Sra. Maria da Conceição Tenório, vereador Luciano, e demais lideres da comunidade.


A Sra. Maria da Conceição, líder comunitária do sítio Tacaicó.

A primeira pessoa a falar na solenidade foi a Sra. Maria da Conceição, e ela disse que naquele momento “um sonho estava sendo realizado, porque há mais de 20 anos o Posto estava desativado (fechado), e que não foi por falta de pedidos a todos os prefeitos que passaram, e que nunca foi atendido, e hoje, dia 15 de setembro de 2015, na gestão do Prefeito Gerson, o pedido estava carinhosamente sendo atendido”. Antes, os atendimentos médicos (consultas) eram feitos no interior da igreja da comunidade local.


Toinho de Bastinho.

Em seguida quem fez uso da palavra foi o amigo “Toinho de Bastinho”, que iniciou agradecendo ao prefeito Gerson pela ativação e inauguração do Posto de Saúde, realizando um sonho de toda a comunidade de Tacaicó.
O próximo a fazer uso da palavra foi o vice-prefeito Dr. Jeovane, e ele lembra que durante a campanha, o povo de Tacaicó reivindicou a reforma e a abertura do Posto de Saúde, reivindicação que esta sendo atendida hoje. Em seu discurso Dr. Jeovane disse que estas obras representam progresso, crescimento, e desenvolvimento, e lembra que uma maratona de inauguração desta nunca aconteceu no município de Tacaratu. Dr. Jeovane disse ainda que, estas inaugurações são mais uma concretização do Plano de Governo, que não foi prometido, pelo contrário, foi assumido o compromisso, e que hoje este compromisso está sendo cumprido.
Dando prosseguimento e para encerrar a solenidade de inauguração do Posto de Saúde de Tacaicó, o prefeito Gerson fez uso da palavra e iniciou o seu discurso cumprimentando todos os presentes, e a primeira coisa a dizer foi que está muito feliz em cumprir os compromissos assumidos em campanha, e que a abertura do Posto de Saúde de Tacaicó era uma de suas prioridades. Na oportunidade Gerson diz que várias escolas do Município estão sendo reformadas, e espera que os vereadores da oposição aprovem sua emenda para a reforma do Hospital. Gerson disse ainda que “nunca se viu o município de Tacaratu sofrer tanto por conta de uma rivalidade política que está acontecendo, de uma oposição suja, e que só o povo pode limpar”, e disse também que “pode perder a verba destinada à reforma do Hospital, por conta de vereadores que não tem compromisso com o povo, e que só com o apoio do povo é que pode segurar a verba para ela não voltar”.


Prefeito Gerson da Silva e o Vice-Prefeito médico Dr. Jeovane


ESF III de Olho D'Água do Bruno.

Dando prosseguimento a maratona de inaugurações, o prefeito Gerson e sua comitiva, se deslocou para a comunidade de Olho D’Água do Bruno, para reinaugura e entregar ao povo o ESF III, totalmente reformado, reequipado, e ampliado, onde foi instalado um Consultório Odontológico Completo e de ultima geração. No ESF III José Gomes Torres é realizado diariamente consultas médicas, consultas de enfermagem, consultas odontológicas, atendimento psicológico, pré-natal, vacinação, educação em saúde, puericultura, preventivo, realização de exame de HIV e Sífilis, procedimentos de enfermagem, além das consultas domiciliares e visitas.

 
Enfermeira Ayda

A solenidade de reinauguração foi aberta com o discurso da coordenadora enfermeira Ayda, que falou em nome da comunidade de Olho D’Água do Bruno, e comunidades circunvizinhas, e expressou sua imensa alegria em receber o Posto totalmente reformado, que refletirá na melhoria da qualidade de assistência prestada.

 
Secretária de Saúde Enfermeira Rafaely Delgado.

A próxima a discursar foi a Secretária de Saúde Enfermeira Rafaely Delgado, e cumprimentando as autoridades presentes, disse da sua felicidade em estar mais uma vez naquela localidade para reinaugurar um posto totalmente reformado, reequipado, e ampliado, que ela ajudou a fundar no ano de 2008. A Secretária parabeniza toda equipe de saúde pelo empenho e dedicação para ver as inaugurações realizadas, e os postos preparados para atender a população. Um detalhe importante: as pessoas de Olho D’Água do Bruno não vão mais precisar se deslocar até Caraibeiras para receber atendimento médico e odontológico. Rafaely disse que “hoje a conquista é de todos”.


O Secretário de Governo Gilson,

Dando prosseguimento com a solenidade, o próximo a falar foi o Secretário de Governo Gilson, e iniciou suas palavras dizendo que se sente honrado por fazer parte e representar a comunidade do Sítio Olho D’Água do Bruno, que na gestão do Prefeito Gerson se transformou em um sítio de qualidade padrão, referência para o município de Tacaratu, e que o ESF III era um sonho que virou realidade.

 
Vice-Prefeito médico Dr. Jeovane

O próximo a fazer uso da palavra foi o Vice-Prefeito médico Dr. Jeovane, que iniciou o seu discurso dizendo que “o dia de hoje é para ficar na lembrança por muitos e muitos anos, e ficará marcado na mente de cada um de nós, como um dia que marchamos numa verdadeira maratona de inaugurações de obras no município de Tacaratu”. Dr. Jeovane disse que “são grandes obras, grandes ações fortalecendo a atenção básica”, e que “Tacaratu cresce a cada dia, apesar da crise que assola o nosso país”. 


Prefeito Gerson fala para muitas pessoas que compareceram a solenidade de inauguração no ESF III de Olho D'Água do Bruno.


Chegou à vez do prefeito José Gerson falar, e ele iniciou suas palavras dizendo “de sua alegria em estar hoje realizando a terceira inauguração, e que essa luta é incansável, e que não vai parar por aqui, porque estamos lutando e vencendo a crise. Estamos correndo atrás de recursos, com muita dificuldade, e graças a Deus e a Nossa Senhora da Saúde estamos mantendo os funcionários em dias, e pagando aos fornecedores”. Gerson foi enfático em dizer que “o Município está sofrendo muito com a oposição tentando atrapalhar, para não deixá-lo trabalhar, mas quando mais eles fazem críticas, cada dia que passa a gente inaugura mais uma obra. Não adianta perseguir que vamos lutar muito mais. Quanto mais mim perseguem eu não paro de trabalhar”, foram estas as palavras do prefeito. E aproveitando a oportunidade da inauguração do ESF III de Olho D’Água do Bruno, Gerson disse que vai cumprir um dos compromissos assumidos em campanha, que é disponibilizar uma ambulância para a comunidade, e finaliza o seu discurso dizendo que dias melhores virão para o município de Tacaratu. 


ESF II de Caraibeiras.


Prefeito Gerson e familiares do ex-Prefeito Tibúcio Alves Brandão

Em seguida o prefeito José Gerson, na companhia de sua esposa 1ª dama Dona Diva, com o Vice-Prefeito Dr. Jeovane, Secretária de Saúde enfermeira Rafaely, Secretário de Infraestrutura Sidney, e outros de sua comitiva se deslocaram para reinaugurar e entregar ao povo o ESF II Caraibeiras, que leva o nome do Ex Prefeito Tibúcio Alves Brandão. O ESF II Caraibeiras oferece diariamente Consultas Médicas, Consultas de Enfermagem, Atendimento Nutricional, e Atendimento Psicológico. É feito o Pré-Natal, Vacinação, Educação em Saúde, Puericultura, Preventivo, Realização de Exames de HIV e Sífilis, além das consultas e visitas domiciliares.
Devido a um imprevisto no nosso meio de transporte, perdemos a abertura e os discursos de reinauguração do ESF II Caraibeiras, mas ainda chegamos a tempo de fazer algumas fotografias. Na verdade, o que temos a dizer é que nunca, jamais, em tempo algum de nossas vidas, tínhamos assistido e registrado tantas inaugurações de uma só vez, e para a nossa felicidade, aconteceu pela primeira vez em Tacaratu, na administração do prefeito José Gerson da Silva.
Nossos sinceros parabéns a toda a sua equipe pelo trabalho realizado!




As solenidades das inaugurações tiveram Jean Som como chefe de cerimônia, e apresentador, o nosso amigo Jean Som, que fez uma apresentação maravilhosa.


Encontramos também o nosso amigo João, da JL Criações (www.jlcriacoes.com), que através de fotografias, registrou todos os bons momentos.


Mais imagens das inaugurações:




Momento da inauguração da Academia de Saúde.


Momento da inauguração da Academia de Saúde.








Bens móveis pertencentes ao patrimônio do municipio de Tacaratu.

Bens móveis pertencentes ao patrimônio do municipio de Tacaratu.

Bens móveis pertencentes ao patrimônio do municipio de Tacaratu.