CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

domingo, 7 de junho de 2015

Polícia Federal erradica 188 mil pés de maconha no Sertão de Pernambuco



A Polícia Federal (PF) divulgou neste domingo (7), o resultado da 'Operação Expurgo II', deflagrada em oito cidades do Sertão de Pernambuco. A ação ocorreu entre os dias 26 de maio e 3 de junho, com o trabalho de 50 policiais, entre federais e militares do Corpo de Bombeiros. Durante a operação, foram erradicados 188 mil pés de maconha na região.
A ação foi desencadeada nos municípios de Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Floresta, Carnaubeira da Penha, Betânia, Manari e nas ilhas do Rio São Francisco. Os policiais destruíram 80 plantios e 241 mil mudas. Com a erradicação, os traficantes deixaram de produzir 60 toneladas da droga. Ainda foi encontrado 257 quilos do entorpecente pronto para consumo.
Segundo o assessor da Polícia Federal, Giovani Santoro, os policiais trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais, contando também com o apoio de aeronaves. “Antes da operação a gente faz um levantamento na região, observando os pontos principais onde estão os plantios. A maconha tem um ciclo produtivo e está pronta para ser colhida a cada três ou quatro meses. Essas operações são desencadeadas justamente no momento em que a droga está pronta para ser colhida, prensada e colocada no mercado consumidor”, destaca.
Ainda de acordo com Giovani, o principal objetivo da erradicação dos plantios de maconha no Sertão, é reduzir a produção e a oferta da droga em todo o Estado. “Tem a questão do prejuízo para os traficantes. Eles investem nesses plantios e tem prejuízo quando a droga é destruída e não vai para os pontos de tráfico, tanto de Pernambuco, como dos estados vizinhos como Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Não abastecendo esses locais, conseguimos também diminuir a violência, os assaltos, furtos e os homicídios, porque parte desses crimes estão ligados ao tráfico”, ressalta Santoro.
Nas Operações, 'Expurgo I' e 'Expurgo II', foram destruídos 458 mil pés de maconha em 120 plantios e 340 mil mudas que produziriam 150 toneladas de maconha. A polícia ainda apreendeu 345 quilos da droga pronta para consumo.

Balanço
 
Segundo dados da Polícia Federal (PF), no ano de 2014 foram erradicados um milhão, duzentos e noventa mil pés de maconha, a maior feita deste 2010. Com a destruição das 328 plantações, os traficantes deixaram de produzir 430 toneladas da droga. A PF incinerou ainda 538 mil mudas da erva, o que equivale a mais de quatro toneladas de maconha, um recorde histórico para a polícia.

Fonte: G1 - Petrolina e Região