CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Crime ambiental em Petrolândia: Cortaram a “Carolina” da Quadra 8.

Praça da Quadra 8 (Petrolândia - PE)


"Carolina" foi cortada.


Só restou algumas folhas.


Na cidade onde o padroeiro é São Francisco de Assis, o santo da fauna e da flora, nem com reza evitou-se o corte da "Carolina".


A árvore estava verde, como prova a foto.


 Caminhão do serviço de limpeza urbana levando embora a arvore assassinada. Não tem como apagar a prova do crime, que ficou registrado para sempre nas páginas do Blog do Jair Ferraz.


Recebemos a denúncia, e confirmamos que cortaram uma frondosa árvore, que pode chegar até a 15 metros de altura, conhecida por Carolina (da espécie Adenanthera pavonina), Manjelim, e Tento-Carolina, da família das leguminosas, subfamília mimosóidea, que havia no centro da acabada Praça da Quadra 8, na cidade de Petrolândia, interior do estado de Pernambuco (fotos).
A Carolina é naturalizada no Brasil e faz parte da nossa flora, e especialmente cultivada pela madeira nobre, pelas propriedades medicinais das folhas, da casca, e das sementes.
Não tivemos conhecimento dos motivos que justificassem tamanho crime ambiental, principalmente em uma cidade carente de um serviço de urbanização, no tocante a arborização. Um mal não justifica outro!

Esperamos que a nossa materia chegue o mais rápido possível ao conhecimento do IBAMA.

Petrolândia é uma cidade encravada no sertão pernambucano, região de altas temperaturas, que em determinada época do ano chega a alcançar até 40º C (quarenta graus centígrados), e carece de sombras oferecidas por árvores. É muito pequena a quantidade de árvores plantadas na cidade, e as poucas que ainda existem são cortadas.
Acreditamos que, se a sombra da Carolina estava causando algum transtorno aos moradores próximo a ela, se estava incomodando, poderia ter sido encontrada uma solução mais prática e plausível, nunca, jamais, a necessidade do uso de um facão para assassiná-la de uma forma tão cruel.
As perguntas que deixamos no ar: Quem deu a sugestão, de quem foi à idéia, e qual foi o ser humano (se é que é humano), autorizou o corte da Carolina?!

"-Que mal pergunte..vois mi cê que é a Carolina??..
ela escorou na perna esquerda..descançou a direita..
botou as mão nos quartos..balançou,e disse..
-Perguntas bem..Karolina com K.."

Referencia: Wikipédia – Carolina (árvore)