CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Petrolândia- PE: Sessão da Câmara Municipal em 08 de Abril de 2015.

Por Jair Ferraz:

(Foto: Alex do Petrolândia Notícias)


Na Câmara Municipal de Vereadores de Petrolândia, na sessão de quarta-feira dia 08/04, foram apresentados, discutidos, e debatidos assuntos, de grande relevância para o Município.

Infelizmente não pudemos comparecer à sessão, mas por outro lado recebemos o “áudio” de onde pudemos colher material suficiente para editar esta matéria.

 




O primeiro a subir à tribuna foi o nosso amigo, colega, e companheiro, blogueiro Daniel Filho, proprietário do Blog Gota D’Água (www.bloggotadagua.com.br), que leu uma carta aberta em “defesa a democracia e democratização das mídias alternativas”.

Clique no player para ouvir na íntegra o discurso de Daniel Filho:



Após o discurso do blogueiro Daniel Filho, o vereador Fabiano Marques, presidente da Câmara, com tempo pré-estabelecido, abre a sessão facultando à palavra aos vereadores, conforme a seqüencia abaixo:

Vereador Eudes Fonseca:
Inicia o seu discurso tecendo elogios aos blogueiros da cidade de Petrolândia, e afirma que “o blog faz parte da democracia, do nosso país, é importante, e já fui criticado e já fui elogiado, acho que isso é democracia, e a gente faz por onde merecer”. Dr. Eudes parabeniza o Blog Gota D’Água, e cumprimenta os blogueiros presentes e ausentes à sessão. Com relação ao encontro do Deputado Federal Fernando Filho e do Prefeito, a semana passada, com os jovens, ele diz que “se sente envergonhado com a pouca quantidade de presente, talvez pela não credibilidade que se dá hoje aos políticos”, afirmação que em aparte foi rebatida de pronto pelo vereador Rogério Novaes.

Vereador Silvio Rogério:

 O principal assunto abordado em seu discurso foi o da situação hídrica, que é delicada. O vereador participou de uma reunião com algumas pessoas, inclusive com a presença da CODEVASF, em que tratava a questão do Lago de Itaparica, onde não se vê nenhum dado animador com relação à situação climática. O vereador Silvio encaminha ao executivo, indicação para a construção de uma pista de “Cooper” no Projeto Apolônio Sales, tendo como objetivo saúde, lazer e dignidade de vida.

Vereador Zé Pezão:
O vereador começa a sua fala dizendo que recentemente uma mãe de família denunciou a falta de ônibus para transporte de estudantes na área urbana, como era o caso de estudantes residentes na quadra 17 levados de ônibus para escola na quadra 01. Os ônibus foram “cortados”. Na oportunidade o vereador pede explicações sobre este assunto ao líder do Governo Municipal na Câmara. Ainda direcionando a palavra ao líder do Governo, o vereador Zé Pezão reclama que na atual gestão só o Projeto Apolônio Sales é beneficiado, enquanto que os outros, Icó-Mandantes, e Limão, são esquecidos. Uma das coisas que deixa o vereador Zé Pezão triste é ter que ver cadáveres serem levados para a cidade de Caruaru, a fim de que seja dado o laudo cadavérico, quando em nossa região deveria ter médicos legistas.

Vereadora Dona Santa:
Dona Santa começa a sua fala saudando a todos os presentes, e em especial as mulheres. Lembra a passagem da páscoa como “um momento de muita felicidade, de reflexão, de muita paz”, e é isso que Dona Santa deseja para esta “casa”, e ao mesmo tempo pede “que a Câmara de Vereadores transmita tudo que for de bom para o povo petrolandense”. “Os vereadores têm porte, tem bagagem para isso, falta apenas mais união, mais aconchego uns com os outros, num momento como este páscoa é renovação.” Parabeniza também todos os blogueiros presentes, e expressa os seus sentimentos de pesar pelo falecimento de Samuel, primo deste blogueiro. Agora os parabéns de Dona Santa vão para o vereador Juarez, por indicar o nome de Sr. Petro para uma escola Municipal.

Gostaríamos de lembrar que o nosso blog, O Blog do Jair Ferraz, é o mais antigo de Petrolândia, e foi criado definitivamente no mês de Maio de 2011, sendo a nossa primeira publicação no dia 3 de Maio, um Novenário de Santo Antonio, clique no link e confirme: http://www.petrolandiape.com/search?updated-max=2011-05-03T14:01:00-03:00&max-results=100&start=30&by-date=false, quando ainda usávamos o link www.mandacaruja.blogspot.com que ainda hoje funciona direcionando para o link www.petrolandiape.com, e que para reforçar ainda mais as visualizações, e abranger um maior número de pessoas, no mês de Março/2015 (passado), criamos o link www.petrolandiape.com.br. O Blog do Jair Ferraz será sempre o primeiro, digno da “Coroa de Rei”, em experiência (antiguidade), qualidade, quantidade, imparcialidade, e coragem.

Vereador Noca:
Após saudar os presentes, o vereador Noca parabeniza os homenageados da sessão por serem nomes que Petrolândia jamais esquecerá, e também parabeniza ao grupo dos cinco vereadores do Prefeito, pela fidelidade à sua base. Noca criticou a não colocação de um poste de iluminação por parte da administração pública, para não favorecer a oposição. Os postes a que se refere o vereador são 2 (dois), e serviriam para interligar de energia elétrica duas “casas do mel”, e iluminar a área. A falta destes postes prejudica em parte os apicultores de Petrolândia.
O vereador Noca enfatiza o que o vereador Eudes falou em seu discurso: “infelizmente por enquanto eu faço parte do legislativo, e vou cobrar, infelizmente não posso ir muito além”. Noca diz que hoje a Prefeitura de Petrolândia é uma “redoma” de vidro.

Vereador Jorge Viana:
O vereador inicia a sua fala parabenizando os blogueiros da cidade pelo excelente trabalho de informações que vem sendo realizado por todos, em especial ao Blog Gota D’Água, pela seriedade e coragem. Jorge Viana se surpreende com a notícia divulgada em um blog, de que desde o mês de setembro/2014 existe na cidade uma ambulância semi-UTI e que só agora no mês de abril/2105 é mostrada à população de Petrolândia. O nobre vereador Jorge Viana, faz abertos elogios a um determinado blog da cidade que só sabe mostrar o lado bom do atual Governo Municipal, sendo o preferido e o privilegiado, e cita como exemplo o caso das ambulâncias novas que foram mostradas no “blog”, enquanto que por outro lado, existem inúmeras ambulâncias fora de uso, se deteriorando, juntas a maquinários sucateados.

Vereador Rogério Novaes:
Após saudar todas as pessoas presentes em plenário, diz que na oportunidade da sessão foi aprovado o nome de uma Escola Municipal, e teria sido sugerido nome para mais duas escolas, que esta é uma das coisas que o vereador sabe, e que pode fazer que seja nomear ruas, cemitérios, e escolas, enquanto que a população todo dia cobra do vereador mais ações no nosso Município. Esta é a realidade. Rogério Novaes diz também que enquanto se nomeia escolas, na zona rural uma aluna estuda fora de uma sala de aula. O vereador revela que no dia da sessão na Câmara (08/04), dois ônibus para transporte de estudantes se atolaram nas estradas da zona rural. Os estudantes tiveram que continuar a viagem a pé. O que envergonha é que existe máquina do PAC I, do PAC II, funcionários concursados, motoristas, tratoristas, operador de máquinas pesadas, e que recebe salário todo mês, que tem também uma conta absurda em um posto de combustível, pago pelo Município, e não tem estrada para escoar a mercadoria. Temos também a maior piçarreira dentro do Projeto Icó-Mandantes, e as estradas não têm manutenção.
Com relação ao que foi publicado pelo blogueiro Daniel Filho, do Blog Gota D’Água, o vereador diz que não viu nada demais na reportagem publicada, e que dá ao blogueiro o apoio necessário.

Vereador Juarez Patriota:
Após cumprimentar a todos, o vereador começa as suas palavras agradecendo aos vereadores por ter votado e aprovado por unanimidade o projeto de autoria dele, projeto que dá o nome a escola Pedro Cavalcante da Silva, uma personalidade petrolandense, que foi vereador por dois mandatos, numa época que vereador não tinha salário. Juarez Patriota foi muito breve em suas palavras mais usou o tempo suficiente para parabenizar o grupo que encenou a Paixão de Cristo no mirante São Francisco, e disse que este ano ao contrário do ano passado, as abelhas estavam calmas.

Cá entre nós, o vereador só não falou que no ano passado o prefeito foi assistir a encenação da Paixão, e este ano ele não foi, talvez tenha sido este o motivo das abelhas estarem mais calmas este ano.

Dando prosseguimento a sessão, em espaço cedido pelo líder da oposição, quem subiu a tribuna foi o vereador Rogério Novaes para fazer as considerações finais,

O líder do Governo na Câmara Municipal de Petrolândia, não usou o tempo que lhe foi dado para fazer as considerações finais.

O tempo para o líder da oposição foi cedido ao vereador Rogério Novaes, que iniciou as suas palavras falando de um Ofício que recebeu do INCRA onde o amigo vereador Silvio foi elogiado pelo trabalho que fez junto ao Prefeito, ou a Prefeitura, ou a Secretaria de Infra-Estrutura, de ter iniciado uma estrada no Projeto Genuário Moreira, onde beneficiaria a Agrovila 1, e onde esperamos que fosse concluída e que seja para todas as Agrovilas.
Em 2012, sob o nº de 007949/2012, cujo valor inicial era de R$ 2.041.000,00 (dois milhões e quarenta e um mil reais) o engenheiro civil do INCRA, aprovou o valor de R$ 276.378,70 (duzentos e setenta e seis, trezentos e setenta e oito mil reais, e setenta centavos), e em função da recusa do Prefeito Municipal de Petrolândia, o convênio não prosperou.

Vereador Fabiano Marques, presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, faz uso da palavra:
Inicia sua fala e cumprimenta todos os presentes, e traz à tona o assunto água no Bairro Nova Esperança, onde uma moradora reclama que está há 8 dias sem água para consumo humano, e que a pessoa tem um filho de 4 anos de idade, e que não sabe mais o que fazer. O vereador orientou a pessoa a procurar o Ministério Público.
O vereador Fabiano colocou como destaque os dois projetos que os vereadores foram autores das escolas que estão sendo construídas, que receberam nomes de personalidades petrolandenses, sendo o primeiro nome o do ex-prefeito Amaro, uma pessoa que contribuiu na política do nosso município. O outro nome foi o do Sr. João Rodrigues, que foi o fundador de um dos maiores conglomerados de indústrias 3 e comercio, não só de Petrolândia, mas que hoje se estende por três ou quatro estados do Nordeste, que é o Grupo San Francisco. Grupo que teve origem com Sr. João Rodrigues. Fabiano diz que imaginemos Petrolândia sem o Grupo San Francisco, haveria um desemprego assustador. Segundo Fabiano a homenagem foi justa para as duas pessoas, um do ramo do comércio e o outro da área de política.
Fabiano também declara apoio ao blogueiro Daniel Filho.

A sessão foi encerrada!