CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

quarta-feira, 4 de março de 2015

Religião: As escolas de Jesus.

Jesus aluno e professor!


Leitura Bíblica: Lucas 2.39-52

“Jesus ia crescendo em sabedoria, estrutura e graça diante de Deus e dos homens.” (Lc 2.52)

Temos hoje no Brasil um grande debate sobre educação. Todos os problemas que o País enfrenta costumam ser lançados sobre a deficiência na educação. É comum ouvirmos dizer que a violência, a pobreza, a corrupção, tudo seria devido a falhas de educação. Quando vamos a um colégio, tanto particular como da rede pública (principalmente), ficamos assustados com o procedimento dos alunos. O ambiente é de desrespeito com os colegas e com qualquer autoridade presente.

O texto da leitura de hoje aponta algumas escolas freqüentadas por Jesus. Ele passou com notas altas na escola do lar: era obediente aos pais, diz o texto. Teve também excelente proveito no estudo da Palavra de Deus, conforme demonstram seus conhecimentos em muitos episódios narrados nos evangelhos. Foi aprovado em termos sociais – sabia como relacionar-se com as pessoas, tanto que seu primeiro milagre se deu num casamento. Jamais desrespeitou as leis do governo, pagando devidamente seus impostos (Mt 17.14-25; Lc 20.22-25), e as regras do convívio social. Tirou nota alta na escola da solidão – há muitos registros de retiros para oração. Na escola da sinagoga instruía o povo. Na escola da providência, do cuidado com o próximo, sua nota era altíssima.

Uma escola em que Jesus se destacou como poucos, foi a da tentação. Se tentação tivesse graduação, Jesus seria doutor. Que aula ele deu em Mateus 4! Tudo favorecia o inimigo, mas Jesus saiu vitorioso. Por fim podemos citar a escola da experiência. No texto de hoje vemos que ela começou cedo. Aos doze anos impressionou os mestres do templo.

Poderíamos perguntar a nós mesmos: Jesus tirou nota máxima em todas as matérias – quais têm sido minhas notas?


 
“Se a vida é uma escola, devemos aproveitá-la para tornar-nos como Jesus.”


Fonte: Livro PRESENTE DIÁRIO
(Convenção Batista de Pernambuco)