CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Arquidiocese de Recife e Olinda tem novo bispo auxiliar: dom Antonio Tourinho Neto.


O novo bispo auxiliar da Arquidiciocese de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho Neto, 50 anos, chegou à capital pernambucana neste sábado (29). O religioso foi recebido com festa por representantes da Igreja Católica. Esta é a primeira visita que o auxiliar de Dom Fernando Saburido faz ao estado após ser nomeado para o cargo pelo Papa Francisco. O anúncio foi feito no último dia 12.
Em discurso, dom Antônio Tourinho Neto afirmou que o desafio, a partir de 2015, quando ele assume a função, é muito grande, mas que ele está feliz pela confiança de Deus nele. O religioso chegou ao Centro Arquidiocesano da Pastoral Dom Vital, na Zona Oeste do Recife, junto com dom Saburido. A cerimônia de acolhimento foi fechada para diáconos, padres e religiosos da Arquidiocese.

Trajetória

Dom Antônio Tourinho Neto nasceu em 9 de janeiro de 1964, em Jequié. Foi ordenado presbítero em 20 de janeiro de 1990. É formado em Ciências Contábeis e Psicanálise pela Sociedade Psicanalista do Estado da Bahia.
Aos 18 anos, ingressou no Seminário Central da Bahia, onde obteve o título de bacharel em filosofia. No Seminário de São José, no Rio de Janeiro, cursou teologia.
O religioso foi vigário paroquial em Aiquara. Exerceu o cargo de defensor do Vínculo Matrimonial e promotor no Tribunal Eclesiástico regional Nordeste 3, de 1990 a 1993. Por 19 anos, atuou como juiz auditor da Câmara Eclesiástica da diocese de Jequié (1990-2009).
Assumiu outras funções, entre elas, pároco da catedral Santo Antônio e em Quilômetro Cem, chanceler diocesano, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.
Até ser nomeado pelo Papa Francisco, era pároco da Paróquia do Cristo Rei, em Jequié (BA).

Fonte: Diário de Pernambuco