CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

domingo, 9 de novembro de 2014

Petrolândia: Discursos proferidos na Audiência Pública no Bairro Nova Esperança.

Na íntegra: discursos proferidos na Audiência Pública realizada na noite de sexta-feira (07/11/14) para elaboração do projeto de construção pela COMPESA, do abastecimento de água e saneamento do Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, sertão do estado de Pernambuco.
 

Vereador Rogério Novaes:

 
"A primeira atitude popular que provocou a AP foi um abaixo assinado, iniciativa da amiga Egnalda, e por conta do abaixo assinado é que estamos hoje aqui. Eu moro no Icó-Mandantes, que é responsável por 70% da produção agrícola do município de Petrolândia. Nasci e me criei na zona rural, eu sei o que é sofrer, isso eu posso dizer a cada um de vocês, tanto por falta de água ou até mesmo com fome. Nas agrovilas do Icó-Mandantes a gente bebe é água bruta, sem nenhum tratamento. O tratamento de água nas agrovilas é de responsabilidade da prefeitura. A gente tem um processo nas costa, como ladrões de água, por que como não chega água nas nossas residências, a gente perfurou a tubulação que é da CHESF e CODEVASF e puxamos água para as casas que foram construídas. Tem água que é imprópria para consumo mesmo após o tratamento, de acordo com análise feita pelo CPRH. Estou retratando isso para mostrar a irresponsabilidade que esse gestor tem. Infelizmente ele não está aqui, e eu não gosto de falar por trás ou pelas costas de ninguém, gostaria que ele estivesse aqui presente para ouvir cara a cara. Desde o ano de 2009 que foi disponibilizado os recursos financeiros e nunca foi colocado água no BNE. Só depois de 5 anos é que está acontecendo um momento como este. A Administração Pública Municipal seria responsável em elaborar e entregar o projeto pronto. A responsabilidade inteira é desse irresponsável que diz que é prefeito de Petrolândia. Quando a gente fala aqui de irresponsável, muitas vezes eu sou criticado, e dizem que porque a gente gosta de falar mal, falar mal não, a gente gosta é da realidade, da verdade, eu nasci e me criei ouvindo a verdade. Infelizmente essa pessoa parece que não foi criada dessa forma, pense num cara que gosta de mentir, pense num cara que gosta de enganar o povo, não é só aqui não, em todo nosso município, a gente fica sensibilizado com essa situação, a gente está aqui se encontrando dessa forma. Eu queria que ele estivesse presente, eu não estou dizendo escondido não, eu queria que ele estivesse era presente para ouvir isso. Eu fui eleito para defender meu povo, não para ficar omisso a certos tipos de situação. Como todos já falaram, tem água aqui jorrando para cavalos, para jumentos, e não tem água para o povo, isso é uma irresponsabilidade desse cidadão."
"O que mais me dói, ninguém tocou no assunto, talvez por timidez ou medo de represálias, a gente sabe que aqui, Rodrigo Novaes, é abastecido por carros pipas mais infelizmente é por aquela base do favor, quando liga para um cidadão lá na Prefeitura e pede pelo amor de DEUS vem, alguns, porque sabe que tá lá dentro, e fica omisso àquela pessoa. No tempo da eleição não falta não."
Rogério Novaes pergunta ao Gerente Regional da COMPESA Dr. Augusto: “Esse projeto pode ser realizado, executado pela COMPESA sem a autorização do prefeito? Pode? Então é isso que a gente quer aqui.”
 

Vereador Jorge Viana:

 
"Durante seis anos eu venho pedindo água para o BNE. Todos os meses eu faço requerimento e eu recebo um não, e hoje, é triste a gente esperar o representante do povo, uma pessoa que está à frente de tudo que é o Prefeito, e ele não se encontra aqui hoje por falta de compromisso, por não ter nenhum motivo. Eu sou contra o Prefeito de Petrolândia, mas eu gostaria que ele estivesse aqui para se defender do pessoal da COMPESA, que tá dizendo que o BNE hoje não tem água por conta que ele não quis, até hoje. Ele está empatando a COMPESA botar água no Bairro Nova Esperança. Já que não tem condições de colocar a água, deixe que a COMPESA coloque. É pelo menos isso que eu penso. R$ 1.700.000,00 (Hum milhão e setecentos mil reais) já estavam liberados pela FUNASA, isso foi através de um deputado federal, através de vereadores da situação, o próprio prefeito anunciaram que ia colocar água no BNE, por conta de que não tem feito o projeto, o dinheiro estava lá. Os recursos existiam mais faltava o projeto."
“Funcionário de prefeitura estão espalhando, dizendo que o prefeito vai matar o povo de sede porque os representantes dele não tiveram muito voto, passou as eleições e vocês não votaram nos candidatos dele, isso não existe, disseram que vai suspender os carros de abastecimento de água, disseram que vai colocar água. Não tem como suspender não. Eu já vi prefeito não conseguir recursos, agora prefeito impedir de fazer a benfeitoria para o povo, esse é o primeiro."
"Prefeito não é para tá correndo do povo não. Ele não tá aqui hoje porque ele não tinha o que responder aqui nada, eu tenho certeza que ele não tem coragem, é covarde, não só com o povo do BNE como também com o povo de Petrolândia. A COMPESA tem que tomar providência na cidade, se der um problema na encanação em uma rua falta água na cidade toda."
 

Vereador Zé pezão: 

 
"A gente sabe que a luta de vocês não vem de tão pouco tempo. A mais de 6 anos que a gente já tinha essa preocupação com esse problema de água. Chegou uma verba de R$ 1.700.000,00 (Hum milhão e setecentos mil reais), e o dinheiro voltou, e não foi feito o projeto e nem a obra."



Vereador Noca:

 
"Povo do BNV, tudo que vocês estão querendo aqui, é o que mais vocês precisam. Água, e água é vida. Precisamos quebrar essa barreira que existe entre o projeto NE e a quadra 17 por diante."
Noca diz que falta boa vontade para se colocar água no BNE. "O pessoal daqui quer é água na torneira, como vem não importa. A água tem que chegar às torneiras das casas do povo."
No fim de seu discurso, o vereador Noca cobrou o saneamento da localidade.
 

Vereador Carlinhos:

 
"Infelizmente não apareceu nenhum representante da Administração Pública Municipal. Todos os prefeitos que passaram não se preocuparam em fazer um planejamento para o abastecimento de água do BNE. Ele citou também problemas no abastecimento de água nas agrovilas às margens do rio."



Dr. Augusto Cesar, Diretor Regional da COMPESA:

 
"Eu fico feliz em participar dessa reunião, e saber que não é uma reunião política, é uma reunião de cidadania. Eu quero deixar aqui bem claro que hoje a COMPESA está firmando compromisso com vocês, o nosso Deputado Estadual está ai, Rodrigo Novaes, e eu achei deputado, um período muito curto 90 dias, porque não é um projeto tão fácil, mais 90 dias eu estarei aqui para se posicionar, se o projeto está pronto ou porque não está, tá certo?! Isso é um compromisso da COMPESA com vocês." 




Dom Gabriel, Bispo da Diocese de Floresta – PE:

 
"Eu vim pra cá ha poucos meses, acompanhado pela Irmã Cícera, para conhecer a realidade desse bairro, e encontrei com umas pessoas que me falaram das dificuldades e das lutas que vocês estavam enfrentando, e hoje fico feliz porque estou vendo um povo que não fica lá chorando, mas estou vendo um povo que está mobilizando, que está vivendo os seus problemas, que está cobrando das autoridades, que está cumprindo o seu dever, e assumir as suas responsabilidades, e fazer conhecer as suas necessidades. Então, eu quero parabenizar vocês por essa postura, e dizer uma coisa, vocês sabem que a Igreja Católica aqui como as outras Igrejas, não temos o poder político, mais temos o poder moral. Então nós estamos aqui, mais também a Irmã Cícera, que acompanha e que conhece bastante essa comunidade, nós também queremos somar forças, como Igreja, acompanhar esta luta, acompanhar esse desejo de crescimento, de cidadania verdadeira, de todos vocês. No mesmo tempo o que é que nós podemos assumir é fazer a nossa parte, perto das instituições para pressionar a fim de que cada autoridade cumpra o seu dever, todos aqui, de um jeito ou de outro, temos o papel de servir ao povo, então que cada um de nós faça o que deve fazer, assim como vocês estão fazendo hoje, então eu quero dizer estamos aqui somando forças para fazer com que as suas reivindicações, as suas lutas, continuem com essa persistência." 




Natanael (Sindicato dos trabalhadores e PT de Petrolândia):


"Boa noite minha gente. Eu quero saldar todas as mulheres em nome da companheira do movimento, Egnalda. Quero saldar também todos os homens, todas as crianças, em nome do nosso presidente da Câmara, em nome de todas as autoridades que estão aqui presentes, e nosso presidente da Câmara Fabiano. É desse jeito que as coisas começam a funcionar, quando o povo se une para cobrar o que tem direito. Minha gente, 15 anos não é 15 dias. A gente vê ali tão próximo, tem água para cavalo beber e tomar banho, e aqui a gente tá atrás da dignidade, não é justo, a gente tem que ver isso, a gente não está mais nesses dias, isso ai já foi passado. A gente ainda fica triste em ver isso acontecer. Não é possível. O que eu coloco aqui minha gente, a gente ver, aqui foi começado nos atropelos, com a omissão do nosso Município, e de algumas autoridades porque a gente não teve um planejamento disso aqui, o povo precisou habitar e morar nas suas casas aconteceu por necessidade. Outra, a gente vê ruas que para a gente chegar aqui às vezes a gente se perde, porque não teve um planejamento. Agora a gente está vendo ali sendo iniciado um calçamento, nem sequer foi imaginado o saneamento básico para esse povo. É preciso que as autoridades comecem a prestar atenção, e comecem ver realmente a necessidade desse povo. É interessante que vejam também que quando a gente acende ou a nossa mãe acende um palito de fósforo para botar uma chaleira de café no fogo, ela já deixou seu imposto há muitos tempos atrás pago, e isso é com dignidade. Meu muito obrigado a vocês. Parabéns pelo movimento."
 

Silvio (Igreja Batista Missionária):
"Água é um direito nosso. A igreja está sempre à disposição para apoiar essa luta."



Líder comunitária:
 
"Cobrou a presença na AP da pessoa que deve uma resposta à população, e essa pessoa (o prefeito) não estava. Ela reclama do desperdício de água no único chafariz que tem no BNE. Ela pede que tire o chafariz e coloque água encanada nas casas. Faz 15 anos que moram no BNE e não tem água."

Vereador Dr. Eudes Fonseca:

 
"Hoje vamos esclarecer os fatos, a COMPESA está aqui, até hoje eu não entendo bem como está este relacionamento Município COMPESA, quero entender um pouco mais, para poder cobrar mais. Fui eleito para isso tenho que dar a minha contribuição, então para mim, é gratificante estar aqui mais uma vez, ao quem vejo grandes amigos, colegas, parceiros, e se DEUS quiser vamos sair daqui vitoriosos. É meu recado que tenho para dar. Todos aqui mim conhece, sabem onde me encontrar. Eu quero dar boa noite. Por enquanto vou estar aqui sentado ouvindo, e se DEUS quiser vamos sair daqui com o pé direito na frente e com a solução para resolver o problema de vocês, e o nosso também, que somos cobrados para isso. Muito obrigado e uma boa noite a todos."


Dr. Eudes Fonseca (Foto: Jair Ferraz)

Com relação ao vereador Dr. Eudes Fonseca, que foi o único vereador da bancada da situação que compareceu à Audiência Pública, este blogueiro pode constatar através da foto acima, um semblante de muita preocupação. Perguntamos a ele sobre aquele semblante que mais parecia de tristeza, e ele nos respondeu que "era devido à grande preocupação que ele tem com a situação atual da comunidade do BNE".
Ele se sente muito preocupado com a atual situação do povo de Petrolândia, principalmente os moradores do BNE.