CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Compesa identifica 13 desvios clandestinos de água Sistema Adutor do Sertão


Treze desvios clandestinos de água foram encontrados em trechos da adutora entre po centro de Cabrobó e a Serra de Monte Santo, no mesmo município, Sertão Central de Pernambuco. A operação de fiscalização do Sistema Adutor do Sertão foi realizada na semana passada pela a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), acompanhada pela Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (CIOSAC).
As buscas por ligações clandestinas no sistema foram realizadas entre os dias 12 e 16 de novembro. Depois de perceber a redução de vazão na chegada das Estações de Tratamento de Água (ETAs) a companhia solicitou apoio policial para fiscalização nos trechos de difícil acesso das adutoras. De acordo com o gerente Regional do Sertão Central, Januário Nunes, os desvios são utilizados para irrigação de culturas diversas, acarretando déficit na produção de todo o sistema de abastecimento de água.
Atualmente, a Adutora do Sertão possui uma vazão de 310 litros por segundo na chegada da Estação Elevatória de Monte Santo. O sistema é responsável pelo bombeamento de água para distribuição nos municípios de Salgueiro, Serrita, Terra Nova e Verdejante, atendendo cerca de 105 mil habitantes. A Operação Água Legal, que teve início em 2012, com o objetivo de fiscalizar e suprimir desvios clandestinos de água no Sertão do estado, até o momento encontrou e corrigiu 151 irregularidades no Sistema Adutor do Sertão.

Fonte: Diário de Pernambuco