CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Sua internet está lenta? É fácil resolver, reclame do seu provedor na ANATEL.

O Blog do Jair Ferraz vai ensinar a você como fazer uma reclamação na ANATEL, se você achar que sua internet está lenta pelo motivo do provedor não estar fornecendo a internet na velocidade que deveria fornecer.

No seu contrato junto com o provedor, deve haver itens que determinam a velocidade mínima da taxa de transferência que deve ser fornecida. Muitas vezes essa taxa não chega nem a taxa mínima, ou seja, no mínimo 30%, o que vergonhosamente prejudica o inocente usuário.

Caso isto esteja acontecendo com você, o que pode ser comprovado facilmente através de uma medição de velocidade da internet (clique no link do medidor oficial de velocidade: http://www.brasilbandalarga.com.br/), você pode reclamar o seu provedor junto a ANATEL, que tomará as devidas providências, as quais poderão ser cobrança diária de multa até o problema ser solucionado, ou o cancelamento do registro do provedor junto a Agência Reguladora.

Dependendo da quantidade de reclamações que chegar à ANATEL, sobre um determinado provedor, as providências poderão acontecer rápido. Eu já fiz a minha reclamação, falta você!

Portanto, é importante que você siga as instruções passo a passo.

A primeira reclamação deve ser feita no seu provedor e não esqueça de pedir o número do protocolo ou a ordem de serviço. Na reclamação junto a ANATEL você vai precisar informar.

Para você reclamar do seu provedor, pela internet, passo a passo:

1) Entrar no site da ANATEL através d link abaixo:
http://www.anatel.gov.br

2) Clique no espaço FALE CONOSCO




3) Aberta a página Consumidor, há várias formas de reclamar (Internet, Telefone, Presencial e Cartas), eu particularmente escolhi a internet que é mais prática e particular, das seguintes formas:

http://www.anatel.gov.br/consumidor/atendimento/canais-de-atendimento?nomeCanal=Fale%20Conosco&codigoVisao=13



a) Clique no ícone INTERNET

b) Clique no link serviço de atendimento via internet - Fale Conosco (clique aqui) Imagem acima.

c) Preencha as lacunas com as informações do usuário (CPF, Senha), e clique entrar, ícone que aparece logo abaixo das lacunas preenchidas. Para não esquecer, anote a sua senha.




4) Após se identificar e entrar na página, no TERMO DE RESPONSABILIDADE, clique na palavra CONCORDO. 




5) Siga os passos seguintes clicando no ícone AVANÇAR:

(Clique avançar)



No tipo de atendimento marque RECLAMAÇÃO e clique avançar




Na reclamação marque a opção SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MULTIMÍDIA e clique avançar




Na modalidade de serviço marque BANDA LARGA - ADSL e clique avançar




Na opção motivo marque OUTROS e clique avançar




Na opção submotivo não precisa marcar nada, clique avançar.


Muita atenção para a próxima e ultima opção, ela é muito importante:

Um detalhe que pouca gente sabe:

O provedor que você deseja reclamar pode ter um nome de fantasia, ou seja, você conhece o provedor por um nome mais na realidade o nome da razão social é outro, quase idêntico, com pequena diferença. Para você descobrir este importante detalhe que pouca gente sabe, veja o nome da razão social que consta no interior do boleto de pagamento mensal.




Preencha todos os campos, com o CPF e o seu nome. Possivelmente você não vai encontrar o nome do RECLAMADO para selecionar, ou seja, o nome do provedor é um pouco diferente do qual você deseja reclamar, confirme o nome no boleto de pagamento mensal. É simples, só precisa que você informe o número do CGC do provedor em descrição, e relate a lentidão de sua internet. O numero do CGC você pode encontrar no boleto bancário. Informe também em descrição o numero do protocolo ou ordem de serviço solicitado.
Desta forma você estará contribuindo para que tenhamos uma internet pelo menos com a velocidade dentro do esperado.

Não custa nada reclamar!

Por Jair Ferraz