CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Petrolândia: STR convidado a participar de visita técnica às obras da transposição com Ministro da Integração e Ministro do Orçamento e Planejamento.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, PE, a convite do Ministério da Integração, participou no dia de ontem (22/10/14), de visita técnica dos Ministros Francisco Teixeira (Ministério da Integração Nacional), e Mirian Belchior (Ministério do Orçamento e Planejamento.

Na oportunidade foram discutidos assuntos de grande relevância e vitalidade para o nosso Município. Tendo em vista, o grande período de estiagem que estamos enfrentando, e foram frisadas as seguintes questões:

1) A troca de sistema de irrigação de aspersão por irrigação localizada - (micro aspersão e gotejamento), que próprios estudos da CODEVASF requisitados pela CHESF em atender a solicitação do POLO SINDICAL apontam em seus levantamentos grande economia e imensa responsabilidade com o uso da água.
Resultados apontados segundo reassentados: com a troca do sistema terá economia de 70% de água, e que no período de 03 (três) anos com a economia da água e da própria energia pagaria os custos do sistema. Sistema esse que traria as vantagens de diminuição de mão de obra, não agrediria o solo causando lixiviação, e que daria oportunidade de melhorar a produção agrícola.

2) É que existe uma grande deficiência para com os Perímetros Irrigados, com relação a limpeza dos canais das estações de bombeamento, por falta de máquina especializada para fazer a desobstrução dos canais. Cabe aqui uma informação adicional, houve um fato muito desgastante para todas as partes envolvidas: Sindicato dos Trabalhadores Rurais, reassentados, CODEVASF e empresa prestadora de serviços PLENA. Ressaltando que os reassentados é a parte mais prejudicada a exemplo disso seria o Bloco 04 Icó Mandantes, que chegou a ter somente duas horas diárias de água, o que seria insuficiente para manter suas culturas, por isso foi feito o pedido ao ministro e colocado à importância do Município em possuir uma maquina como a que se encontra aqui emprestada pelo Projeto Nilo Coelho, resolveria uma grande parte dos problemas.

Após o encontro com o Ministro da Integração Nacional o Sr. Francisco Teixeira, ele prometeu que faria uma reunião com o presidente da CODEVASF para discutir melhoria para o perímetro irrigado.

Fonte da matéria e fotos:
José Maurício Filho 
(Presidente do STR)
Natanael Caetano da Silva
(Sec. de Políticas Agrícolas e Políticas Agrária e Meio Ambiente)



João Paulo e Humberto Costa