CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Coordenadoria do SAMU de Petrolândia dá esclarecimentos ao Blog do Jair Ferraz, sobre ambulância se encontrar parada à quase um ano.

Tendo em vista as publicações feitas neste Blog do Jair Ferraz, "O Rei da Notícia", onde citamos o descaso da ambulância do SAMU encontrar-se inativa, guardada numa garagem de ferragens por quase um ano, e as condições de difícil acesso ao local onde a ambulância terá a sua base, temas ilustrados por fotos, recebemos um e-mail da Coordenadoria do SAMU de Petrolândia, com esclarecimentos a respeito do assunto, onde foram usadas muitas palavras no futuro do presente do verbo, como por exemplo: “será implantada”, “onde irá funcionar”.
Necessitamos urgentemente que em Petrolândia o verbo seja conjugado no presente sem futuro, e sem demagogia.
Precisamos da ambulância é hoje, e não daqui a mais um ano, ou sabe lá Deus quando!
É bom que se esclareça que o SAMU é um Programa do Governo Federal, estendido a todos os Municípios do Brasil, pela Presidenta da República Dilma Rousseff, e com todas as condições materiais e financeiras para funcionar o mais rápido possível.
Na oportunidade agradecemos a Coordenadora do SAMU por nos ter dado os esclarecimentos devidos. 

Transcrevemos a seguir, na íntegra, esclarecimentos da Coordenadoria do SAMU de Petrolândia aos leitores Blog do Jair Ferraz
 
Caro Jair Ferraz,

A respeito do SAMU no município de Petrolândia, venho através deste prestar esclarecimentos sobre o assunto a seus leitores.

- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no estado de Pernambuco é dividido através de MACRORREGIÕES. A III MACRO será implantada no município de Serra Talhada, onde irá funcionar a Central de Regulação do SAMU atendendo e regulando a demanda de 25 Bases Descentralizadas nos municípios da região, incluindo Petrolândia.

- Sendo assim, a Base Descentralizada do SAMU em Petrolândia somente terá a permissão de funcionar após a Central de Regulação em Serra Talhada ser inaugurada, pois todas as 25 bases da III MACRORREGIÃO serão reguladas por ela.

- O município recebeu 02 veículos do SAMU, sendo 01 Unidade de Suporte Básico (USB) e 01 Unidade de Suporte Avançado (USA). De todos os municípios da VI Regional de Saúde somente Arcoverde e Petrolândia receberam uma USA. No entanto, esta Unidade de Suporte Avançado que ficará aqui no município irá atender a demanda de 05 municípios (Petrolândia, Jatobá, Tacaratu, Inajá e Manari), de acordo com pactuação estabelecida previamente.

- Vale salientar que Petrolândia já cumpriu com TODAS AS ETAPAS, dentro dos prazos estipulados, para que o mesmo esteja apto a receber habilitação necessária ao seu funcionamento, como exemplo:

1. Local destinado à base descentralizada devidamente adaptado com estacionamento coberto, sala de estar, repousos masculino e feminino, banheiros feminino e masculino, copa/cozinha, local de limpeza de materiais/equipamentos (sala de utilidades), depósito de material de limpeza, farmácia e almoxarifado, de acordo com legislação vigente.

2- Equipe selecionada e treinada, totalizando 28 socorristas, sendo 10 condutores de emergência, 05 técnicos de enfermagem, 05 enfermeiros, 07 médicos e 01 coordenador.

3- Todo o mobiliário da base descentralizada já foi adquirido.

4- Fardamento completo padronizados.

5- Sala de Estabilização no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima equipada adequadamente, com aquisição de novos materiais e novos aparelhos, pois a mesma será utilizada como unidade de retaguarda para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

6- Materiais e equipamentos das unidades móveis também já adquiridos.

- Informo ainda que o Transporte Municipal de máquinas pesadas, onde as ambulâncias estão guardadas ao abrigo do sol e vigiadas 24 horas pela guarda municipal do local, não possui Risco Biológico. Risco de contaminação as mesmas somente terão quando iniciarem suas atividades. E para anular este risco serão submetidas às técnicas de higienização e desinfecção em momento oportuno, ou seja, após cada atendimento.

Só resta ao município de Petrolândia e aos 24 outros que serão cobertos pela III MACRORREGIÃO, aguardarem a data de inauguração da Central de Regulação do SAMU em Serra Talhada para que o mobiliário, os equipamentos e as ambulâncias sejam dispostas em seu devido lugar para início das atividades.

Peço, encarecidamente, que estas informações sejam publicadas em seu blog.

Sem mais para o momento, coloco-me a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Maria Luciana Brasil de Lima Souza
Coordenação SAMU-192
Petrolândia/PE