CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

CONTATOS PARA ANÚNCIO: thiagoferraz@outlook.com.br

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Exposição fotográfica ‘São Francisco Submerso’ é inaugurada em Recife

Imagens remontam a memória de cidades inundadas pela Usina de Itaparica

A mostra São Francisco Submerso – O Lago de Itaparica, do fotógrafo pernambucano Luiz Netto, está aberta à visitação na Casa do Patrimônio, Sede do IPHAN em Recife. Com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as fotografias documentam um passado do sertão brasileiro que, hoje, encontra-se debaixo das águas do Lago de Itaparica.
As construções e objetos submersos mostram os resquícios de cidades e povoados do Rio São Francisco, como Petrolândia e Glória, inundados, após a construção da Usina Hidroelétrica de Itaparica, na divisa dos estados de Pernambuco e da Bahia. Estas cidades foram reconstruídas em uma nova área próxima às antigas fundações.
O projeto, que tem curadoria de Mitsy Queiroz, é fruto do trabalho de documentação e mapeamento que o fotógrafo realizou no Lago, registrando inclusive ruínas desconhecidas e não mapeadas anteriormente. Dentre as áreas fotografadas destacam-se o centro da antiga cidade de Petrolândia, o Distrito de Barreiras, o prédio do Charqueado, além de ruínas desconhecidas nas imediações do Distrito de Brejinho.

Sobre o fotógrafo:
Engenheiro Eletrônico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Luiz Netto desenvolveu carreira como fotógrafo: membro da Associação de Fotógrafos de Natureza (AFNATURA); certificado Master Underwater Photographer Diver pela PADI; vencedor do prêmio Arte e Patrimônio, do IPHAN, com seu trabalho de fotografias subaquáticas no Rio São Francisco; instrutor do projeto Escola de Fotografia Comunitária; fotógrafo oficial dos livros da Coleção EcoExpedições.

Serviço:
São Francisco Submerso – O Lago de Itaparica
Abertura: 21 de agosto às 19 horas.
Local: Casa do Patrimônio, Sede do IPHAN Recife
Avenida Oliveira Lima, no 824, Boa Vista (ao lado do Complexo do Colégio Nóbrega) – Recife-PE
Entrada franca

Ficha Técnica:
Fotos: Luiz Netto;
Curadoria: Mitsy Queiroz;
Produção: Jadson Lima;
Produção Local: Reginaldo Marques Pereira;
Realização: Governo Federal, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, IPHAN, Paço Imperial, Prêmio Arte e Patrimônio e Panorama Cultural;
Patrocínio: Banco Itaú;
Apoio: Associação Amigos do Paço e Prefeitura de Petrolândia.
Mais informações em www.panoramacultural.com.br

Convite.

Fonte: http://portal.iphan.gov.br
Link: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18574&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia